Como obter o registro no CRM?

Para atuar legalmente como médico no Brasil, o profissional precisa ter mais que o diploma, é necessário realizar o registro junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM), seguindo a Lei Federal 3.268/57-Art.17. O Conselho é o órgão responsável por fiscalizar o exercício da medicina, regulamentar a prática profissional e defender os interesses da sociedade no que se refere à assistência à saúde.

 

Para solicitar a inscrição, o recém formado deve procurar o Conselho Regional de Medicina da Unidade da Federação que deseja atuar e realizar seu credenciamento. Na maioria dos casos, uma pré-inscrição virtual é feita, mas isso pode variar de uma localidade para outra. Vale a pena conferir junto ao Conselho almejado como se dá esse processo para se certificar.

 

Na sequência, é necessário quitar o cadastro disponível no site do CRM do estado e de imediato providenciar cópias dos seguintes documentos:

 

RG atualizado;
CPF em dia;
Título de eleitor;
Certidão de quitação eleitoral;
Certificado militar com prova de quitação;
Diploma ou Certidão de Colação de Grau;
3 fotografias coloridas, tamanho 3x4, tiradas de frente, com fundo branco e roupas não brancas, sem reflexos ou sombras, olhos abertos, sem óculos ou qualquer acessório no cabelo, assim como itens de chapelaria;
Boleto com taxas quitadas;
Anuidade integral.

 

Após a entrega dos documentos, em média, são necessários até 25 dias para a liberação do CRM ao requerente. Importante ressaltar que se houver algum problema com a documentação entregue, novo prazo será definido, até a devida regularização dos documentos. A entrega do documento finalizado é feita no mesmo local onde a solicitação foi realizada.

 

Existe uma forma de receber esse número do registro de forma antecipada para aqueles que não podem ficar quase 30 dias aguardando a emissão do mesmo e desejam atuar em sua profissão de forma regular. Para isso, os médicos interessados devem solicitar o registro de títulos emitidos pela Associação Médica Brasileira (AMB) e/ou Certificados de Residência Médica credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). Depois disso é só levar a cópia autenticada, frente e verso, do Certificado do Título de Especialista e/ou Certificado de Residência Médica ao Conselho Regional de Medicina do estado, de forma presencial.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário