Projeto de Lei regulamenta atuação de auxiliares de psicologia

O Projeto de Lei nº 2.892/2022 foi criado com o objetivo de regulamentar uma nova categoria na área de Psicologia, a de auxiliar. O PL começou a tramitar no final do ano passado e tem como objetivo criar diretrizes para atuação desse profissional, que poderá ajudar na aplicação e avaliação de testes psicológicos, sendo supervisionado por um Psicólogo.
De acordo com o PL 2.892/2022, poderão atuar como auxiliar em psicologia profissionais com formação técnica na área, sem precisar dispor de conhecimentos específicos.
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) tem acompanhado de perto a tramitação do projeto e se opõe à aprovação da lei. Segundo o órgão regulamentador, as propostas contidas nela "comprometem os preceitos éticos e científicos da Psicologia, pois agentes sem a formação adequada teriam interferência no atendimento à saúde mental da população, sobrepondo-se aos profissionais já aptos e competentes para o desenvolvimento dessa função."
Dessa forma, o CFP vem unindo forças junto a outros órgãos da área da Psicologia para impedir o andamento e aprovação da Lei.