10 dicas para líderes em períodos de incertezas

Em 2020 vivemos um período de furacão! A chegada da pandemia modificou nossos processos e exigiu dos líderes muita sabedoria, resiliência e “sangue no olho”. Muitos, como eu, precisaram virar noites, criar estratégias, reforçar (ou reduzir) equipes em uma velocidade nunca imaginada! Foi necessário redefinir prioridades e mudar as regras no meio do jogo, mas permanecemos com esse espírito de enfrentamento de guerra com uma força que nem nós sabíamos que tínhamos.
Chegamos em 2021 exaustos, mas ainda com a adrenalina da batalha. Com o passar dos meses, o clima de guerra está dando lugar a um período muito perigoso de incertezas. Quando estávamos achando que a luz do fim do túnel estava próxima, veio a segunda onda tentando nos nocautear! Essa fase exige ainda mais sabedoria de todos, especialmente dos líderes que são as pessoas que darão as coordenadas para navegarmos nesse novo oceano. O que era exceção, tem se transformado em regra e, em vez de agirmos rápido, exigindo o melhor de todos os “soldados”, temos de buscar caminhos mais estáveis, que permitam a continuidade por um período maior. O que antes era como uma prova de velocidade, está se transformando em uma jornada de resistência!
Allan Costa me apresentou um estudo conduzido por Timothy Wilson, David Reinhard e Erin Westgate que evidenciou que soldados ficam mais estressados em momento de espera e tédio do que durante os combates. Eles observaram que os participantes do estudo preferiam fazer algo, mesmo que negativo, do que não fazer nada! Não que estejamos em uma fase de cruzar os braços, mas estamos em um período de evolução em que precisamos acompanhar o desenrolar das coisas!
Manter as equipes engajadas é agora ainda mais desafiador! Abaixo, cito algumas estratégias que podem ser úteis nesse processo:
1) Crie senso de propósito – As pessoas precisam estar conectadas a algo maior! Mostre porque estamos fazendo o que estamos fazendo!
2) Desenvolva atividades coletivas (online preferencialmente) com assuntos extra trabalho – As equipes mudaram muito nos últimos tempos e muitos colegas mal se conhecem! Promover atividades lúdicas que permitam interação e aborde assuntos não relacionados ao trabalho pode ser um excelente caminho!
3) Celebre as vitórias – As pequenas conquistas devem ser celebradas! Reconheça as pequenas vitórias do dia-a-dia! Dê um bombom, um selo, uma estrelinha para quem conseguiu alcançar algum objetivo! O reconhecimento é capaz de movem montanhas!
4) Dê voz às ideias da equipe de operação - Tudo está diferente e quem está no front é capaz de enxergar muito bem novas formas de realizar as atividades! Escute as pessoas da operação e veja como elas podem contribuir para melhorar os processos!
5) Cuide da Saúde Mental do Time – Estamos todos passando por um sofrimento mental intenso! Desenvolva estratégias para melhorar a qualidade de vidas dos colaboradores! Mindfullness, atividades em grupo, espaço de escuta, happyhour virtual, terapia online de grupo, etc! São muitas ideias boas, mas há profissionais e empresas prontos para levar soluções para seu time! Conte com o EuSaúde!
6) Abra espaço para a vulnerabilidade – Não temos de ser fortes o tempo todo e não temos as respostas para todas as perguntas! Assumir isso para o time é uma atitude nobre.
7) Desenvolva treinamento de habilidades não técnicas – Todo mundo precisou utilizar mais ferramentas tecnológicas e melhorar as estratégias de comunicação após a pandemia! Treinar usabilidade de sistemas, como se portar no mundo virtual, como comunicar melhor, etc pode ser muito útil!
8) Abuse do humor – Para dias de caos, nada melhor que boas pitadas de bom humor!
9) Tenha empatia e compaixão – As pessoas estão passando por grandes revoluções em casa também. Crianças sem escolas, familiares hospitalizados, medo da doença e desemprego na família são alguns dos fantasmas que andam assombrando muitas famílias.
10) Cuide de você – Não deixe que a loucura do trabalho te impeça de cuidar de sua saúde física e mental! Sem boa saúde, o líder sucumbe!