A importância do Feedback

O conceito de feedback (ou retroalimentação) é muito conhecido na medicina e é, dentre outras aplicações, o mecanismo que regula as glândulas endócrinas. O nível hormonal na corrente sanguínea controla o estímulo ou inibição da atividade da glândula. Em pessoas saudáveis, esse controle é muito bem feito, de modo a garantir um estado de equilíbrio.

De maneira análoga, o feedback também garante um ambiente saudável no mundo corporativo. É uma ferramenta indispensável para o crescimento das pessoas e das equipes de trabalho. Através dele, os colaboradores têm a possibilidade de descobrir se suas ações estão alcançando os resultados esperados, se os caminhos adotados correspondem aos planejados pelos gestores e até mesmo de terem práticas disruptivas inibidas.

Infelizmente, embora seja tão divulgada no meio, essa poderosa ferramenta é subutilizada. Com isso, funcionários seguem na incerteza do caminho escolhido, desconhecem a percepção de seus líderes sobre suas atividades e não têm a oportunidade de mudar o percurso para atenderem às demandas do serviço. Por outro lado, os gestores ficam insatisfeitos com os colaboradores, mas se recusam a dar a eles a oportunidade da mudança e acabam optando pela demissão como estratégia mais segura.

São, assim, construídas relações em que todos perdem, especialmente a empresa, que terá um turnover alto, lideranças e funcionários insatisfeitos e certamente não terá os resultados potencialmente alcançáveis se houvesse alinhamento de perspectivas.

feedback positivo também é valioso! Através dele, cria-se um ambiente de estímulo ao trabalho, de satisfação pelas ações desenvolvidas e de vontade de buscar cada vez mais resultados frutíferos.

Aprendamos, pois, com os mecanismos regulatórios hormonais a desenvolver estratégias simples de retroalimentação para o crescimento e amadurecimento das equipes de trabalho!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário