Enfermagem e tecnologia: grupo de estudantes criam aplicativo promissor

Professor André Luiz Alvim ao lado de estudantes da Faculdade de Enfermagem:  João Gabriel dos Santos, Julya Kelly Ferreira e Évilin Martins de Assis. Foto: Arquivo pessoal

 

Estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), sob a supervisão e orientação do Professor André Luiz Alvim, criaram um aplicativo que tem como propósito a prevenção de incidentes e eventos adversos aos usuários de diversos serviços da área da saúde.

Nomeado de “Paciente Empoderado", o recurso tecnológico é baseado nas seis premissas internacionais para a segurança do paciente: “identificar o paciente corretamente; melhorar a eficácia da comunicação; melhorar a segurança dos medicamentos de alta-vigilância; assegurar cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto; reduzir o risco de infecções associadas a cuidados de saúde; e reduzir o risco de danos ao paciente, decorrente de quedas.”

Segundo o orientador do projeto, o professor André, a ferramenta possibilita tornar o paciente e sua família protagonistas do cuidado do quadro clínico em questão, permitindo o conhecimento dos medicamentos prescritos, previsão de exames, possíveis cirurgias, procedimentos, entre outros. Ele acredita que isso pode auxiliar os profissionais de saúde a compreender a dinâmica de possíveis falhas ou incidentes.

 

Para Alvim, promover esse engajamento do paciente e familiares com o ambiente de saúde evidencia a maturidade institucional que a empresa possui, o que pode impactar positivamente inclusive nos desfechos clínicos que envolvam algum incidente ou evento adverso.

 

O aplicativo já alcançou reconhecimento nacional. Em novembro de 2022, o protótipo foi apresentado e premiado com a medalha “Destaques da Enfermagem Mineira” e Certificado de Menção Honrosa, no 2º Congresso do Coren-MG, 3º Congresso Mineiro de Enfermagem e 2° Simpósio de Processo de Enfermagem. Os estudantes do sexto período de Enfermagem envolvidos no projeto são: Évilin Martins de Assis, Julya Kelly Ferreira, João Gabriel dos Santos.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário