Por que gestão?

Minha mãe vive me perguntando o que eu faço, com o que eu trabalho! Ela não entende porque escolhi trabalhar com gestão após ter feito medicina. Como ela, muitos amigos também perguntam:

- Você não gosta de atender pacientes?

- Você abandonou a medicina?

- Por que você não fez administração em vez de fazer medicina?

Com paciência, tento explicar a todos eles minha escolha profissional. Ainda na época da Faculdade de Medicina da UFMG me via intrigada com os problemas mais frequentes nos serviços de saúde: falta de medicamentos; filas de pacientes aguardando vagas, exames e consultas; erros assistenciais; ineficiência da assistência; insatisfação dos profissionais de saúde e insatisfação dos pacientes... Muitas desses problemas poderiam ser resolvidos (ou minimizados) com uma gestão eficiente! Grande parte desses problemas acontecia por falta de processos, por falta de organização e até por falta de informação!

Comecei a me dar conta que em muitos serviços quem faz a gestão não tem formação específica pra isso. Quando se trata de gestão médica então... melhor nem comentar! As pessoas pensam que um bom médico vai ser um bom gestor e é aí que a coisa começa a ficar complicada... O peixe é bom nadador! Se vc o coloca para voar, a chance de dar errado é grande!

Bom, então, respondendo à minha mãe e a meus colegas, o que eu faço é gestão! É organizar serviços de saúde para que eles se tornem produtivos. É buscar ferramentas que resolvam os problemas das unidades! É levantar informações, transformá-las em dados e com base nisso, tomar melhores decisões! É criar condições para que a equipe assistencial tenha voz e converse com os pares, com os gestores e, principalmente, com os pacientes!!!

Resolvi me enveredar por esse caminho porque eu não queria cuidar de um paciente de cada vez! Queria criar condições para que muitos (milhares? milhões? ) pacientes fossem melhor atendidos. Queria organizar os processos e melhorar o sistema de saúde!

Sei que quem me ouve, acha que eu sou uma sonhadora, que o que eu quero é completamente utópico! Mas isso não é verdade! Já consegui (em parceria com muita gente boa de serviço!!!) fazer coisas muito legais e mudar a realidade de vários serviços! Conseguimos fazer com que blocos cirúrgicos que antes ficavam fechados, hoje operem milhares de pacientes! Conseguimos fazer com que unidades que estavam para ser fechadas porque não eram sustentáveis financeiramente permanecessem de pé e apresentassem resultados positivos! Conseguimos melhorar os resultados desses serviços diminuindo CONSIDERAVELMENTE a taxa de mortalidade, a taxa de infecção! Conseguimos fazer com que os pacientes fiquem apenas o tempo necessário nas unidades hospitalares e sigam recebendo cuidados de saúde no domicílio! Conseguimos cortar desperdícios aplicando estratégias bacanas (como o Lean Healthcare!!). Enfim... conseguimos muita coisa! Mas tem muito ainda a ser feito!

Uma vez, o CEO de uma grande empresa me perguntou: ” por que você escolheu gestão? Tem escolhas mais fáceis na medicina!” A cada dia que passa dou mais razão a ele! Existem escolhas mais fáceis, caminhos mais amenos! Gestão é punk! É hardcore! Mas é o que me move! É o que me faz levantar da cama todos os dias com vontade de fazer diferente! Sei que o caminho é árduo e nem sempre acertamos (isso dói demais!), mas o saldo é positivo!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário