Robô realiza procedimento cirúrgico “significativamente melhor” do que humanos

Foto: Johns Hopkins University/PA

De acordo com um artigo publicado na Science Robotics, um robô realizou uma cirurgia de buraco de fechamento em porcos sem qualquer auxílio humano e obteve resultados significativamente melhores do que os humanos.

O robô, nomeado de Smart Tissue Autonomous Robot (Star) realizou cirurgia laparoscópica com o objetivo de conectar as duas extremidades de um intestino em quatro porcos. Ainda segundo o artigo, o procedimento pioneiro e altamente complexo, que exige um nível de precisão minucioso e a realização de movimentos repetitivos, foi realizado com êxito surpreendente.

A importância desse teste é de fato revolucionária para a medicina contemporânea, e sem sombra de dúvidas, é mais um passo rumo ao futuro de se ter cirurgias completamente realizadas por robôs. Isso porque esse procedimento é bastante desafiador, que exige do cirurgião habilidades com alta precisão e consistência. Um leve tremor ou mesmo um ponto mal colocado, pode resultar em vazamento, acarretando danos letais ao paciente.

O estudo ainda detalha a tecnologia aplicada ao robô, que permite maior precisão cirúrgica, incluindo ferramentas de sutura especializadas e sistemas de imagem modernos que oferecem uma ampla e clara visão do campo cirúrgico.

Outro ponto abordado no artigo foi a imprevisibilidade característica das cirurgias em tecidos moles, o que o Star promete ser o diferencial e o torna uma grande promessa. Ele é considerado o primeiro sistema robótico a planejar, adaptar e executar todo o plano cirúrgico nessas situações (em tecidos moles), com o adicional de precisar do mínimo de intervenção humana possível. Realmente é algo muito promissor.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário