Setembro amarelo - A prevenção é o caminho

O mês de setembro recebe uma coloração especial com os ipês amarelos que enfeitam nossas serras e alegram nossas paisagens! Mas o colorido dos ipês também serve para nos lembrar sobre uma condição que afeta mais de 12 mil brasileiros ao ano e mais 1 milhão de pessoas no mundo todo anualmente: o suicídio! Desde 2014 o SETEMBRO AMARELO tem servido de alerta para a prevenção do suicídio!

Ao contrário do que muitos pensam, o suicídio não deve ser visto como fraqueza! Ele é uma medida desesperada de alguém que não consegue lidar com sua dor. De acordo com as estatísticas, mais de 96% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais, sendo a depressão o principal deles.

Saber que essa condição é muito prevalente em nossa sociedade é importante para nos encorajar a conhecer mais sobre o assunto. Todos nós podemos ajudar alguém em situação de risco! A RCS, através do canal Eusaúde, teve uma experiência exitosa recentemente. Uma usuária fez contato com a empresa através da plataforma e informou que iria se matar... Imediatamente telefonamos para a paciente, a tranquilizamos e durante mais de 40 minutos de conversa buscamos informações sobre sua localização e quem eram seus familiares. Felizmente, conseguimos localizar o pai da paciente, bem como os serviços de saúde de sua cidade e o final da história foi muito feliz! Mas, o que mais me chamou atenção nessa história foi o que a paciente me disse: “Desculpe estar incomodando, eu só escrevi aquilo porque achei que estava falando com um computador e o computador nunca responde... Eu já não falo mais com as pessoas porque elas nunca me ouvem...”

Essa história é uma breve apresentação de como a tecnologia pode impactar de forma positiva na saúde! A RCS acredita nessa estratégia e tem desenvolvido soluções robustas para a prevenção de doenças e a promoção da saúde! Após a experiência, nossa equipe fez um treinamento específico para lidar com pacientes em risco de suicídio. E hoje, mais do que nunca, estamos prontos para atuar de forma preventiva não só no setembro amarelo, mas em todos os meses do ano!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário