Um pesadelo real

Noite passada eu tive um pesadelo daqueles que a gente acorda taquicárdico e com a roupa molhada de suor! Sonhei que eu havia sofrido um acidente de avião e havia sido levada para um hospital para avaliar os danos do trauma. Quando cheguei ao hospital, passei por muitos profissionais de saúde equipados com máscaras, roupas especiais e vários outros EPIs e todos esses profissionais faziam perguntas e coletavam materiais para investigar infecção pelo novo coronavírus. Por mais que eu explicasse que eu havia sofrido um acidente, ninguém fez o ABCDE do trauma! Todos estavam focados apenas na COVID-19!

Sei que esses sonhos são consequências do sofrimento mental que estamos vivendo no contexto da pandemia. Os jornais seguem noticiando casos de pacientes que não evoluíram bem ou que se recuperaram, as conversas nas redes sociais são frequentes sobre o assunto, a rotina das pessoas mudou completamente após o surto e nossa cabeça fica bagunçada no meio disso tudo! Mas, quando acordei e refleti sobre esse sonho, percebi o quanto esse pesadelo tem relação com a realidade!

Na minha rotina de atendimentos tenho encontrado vários casos de pacientes com doenças crônicas descompensadas porque estavam aguardando a pandemia acabar para procurar atendimento. Pacientes com quadros oncológicos e com tratamento suspenso temporariamente! Crianças com vacinas atrasadas, gestantes com pré-natal irregular... Todo mundo colocou os olhos na COVID-19 e deixou de lado as outras condições de saúde!

Até quando deixaremos as estratégias de prevenção de doenças, promoção de saúde, controle de crônicos e tantas outras em segundo plano para mantermos o foco apenas na pandemia? Nossos pacientes não podem ficar aguardando o mundo se reorganizar para voltarem a ter assistência de qualidade. Precisamos nos readaptar para conseguir cuidar de todos! Toda vida importa!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário