Vida longa e saudável

Grande parte das pessoas resolve procurar atendimento médico quando estão com algum desconforto. Uma dor nas costas, a mudança no hábito intestinal, uma mancha nova na pele e até a luta contra a balança são motivos frequentes de busca por consulta médica.

Mas, a maioria das pessoas esquece de procurar o médico quando está “saudável”. Não devemos esperar os sintomas surgirem para buscarmos tratamento! Existe um ditado antigo que diz que prevenir é melhor que remediar! Quando falamos de saúde, a prevenção é sempre o melhor!

A prevenção deve ser feita através de exames periódicos de rotina que possibilitem a avaliação do estado geral do organismo: são exames de sangue, urina, fezes e das funções respiratórias, metabólicas e cardiovasculares. Além disso, a avaliação médica é essencial para compreender o contexto do paciente e saber a quais doenças ele está mais susceptível. Através da análise do histórico familiar, por exemplo, é possível identificar as doenças mais frequentes no meio do paciente e propor mudanças que contribuam para que elas não se manifestem!

Muitas empresas já se deram conta da importância da prevenção, até sob a perspectiva econômica/financeira e têm implantado programas de prevenção de doenças e promoção de saúde para seus colaboradores. Um diferencial desses programas é a estratificação por idade, que através de análise epidemiológica consegue estimar o que é mais prevalente em determinadas faixas etárias.

Ontem, atendi uma paciente de uma empresa que estava inserida em um desses programas e realizou seu check-up. A princípio, ela estava contrariada por ter de passar por consultas e exames, já que não estava sentindo nada! Mas quando a abordei e apresentei os achados, ela se surpreendeu muito. Apesar de não estar sentindo nada, sua pressão arterial estava consideravelmente alta! Além disso, os níveis de açúcar e colesterol no sangue também estavam altos!

Após entender as necessidades específicas da paciente e conhecer seus hábitos de vida, traçamos juntas um plano de promoção de saúde para que outras doenças “silenciosas” não a surpreendam. Além disso, ela já agendou consulta para iniciar os tratamentos necessários.

Enfim, a vida já nos oferece muitas surpresas, algumas boas, outras nem tanto... Com a nossa saúde não precisa ser assim! Cuide-se! Coloque sua saúde em primeiro lugar! Procure orientação médica, previna-se e tenha uma vida longa e saudável!!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário